“Captain Eo aconteceu porque os estúdios Disney desejavam que eu programasse uma nova atração para os parques.
Eles disseram que não se importavam com o que eu fizesse, desde que fosse algo criativo.
Tive essa grande reunião com eles, e no decorrer da tarde, disse-lhes que Walt Disney era um herói para mim e que eu estava muito interessado na história e filosofia Disney.
Quis fazer algo com eles, algo que o próprio Sr. Disney teria aprovado. Tinha lido diversos livros sobre Walt Disney e de seu império Criativo, e foi muito importante para mim a fim de fazer as coisas como ele aceitaria.
No final, eles me pediram para fazer um filme e eu concordei. Eu lhes disse que gostaria de trabalhar com George Lucas e Steven Spielberg. Descobriu-se que Steven estava ocupado, então George trouxe Francis Ford Coppola e essa foi a equipe de 'Captain Eo'.
Captain EO é sobre a transformação e a maneira como a música pode ajudar a mudar o mundo. George apareceu com o nome de Captain EO. (Eo em grego significa amanhecer).
A história é sobre um jovem que vai em uma missão a este planeta miserável, dirigido por uma rainha má. A ele é confiada a responsabilidade de trazer luz e beleza aos habitantes. É uma grande celebração do bem sobre o mal." – Michael Jackson, livro Moonwalk.
Captain Eo - Parte1
Captain Eo - Parte2
Captain EO é um filme 3D estrelado por Michael Jackson e dirigido por Francis Ford Coppola, que foi mostrado nos parques temáticos da Disney de 1986 a 1990. A atração voltou para os parques temáticos da Disney, em 2010, como uma homenagem após a morte de Jackson. O filme foi coreografado por Jeffrey Hornaday e Michael Jackson. Captain EO é considerado como um dos primeiros filmes 4-D (4D é o nome dado a um filme 3D que incorpora no teatro, efeitos especiais tais como lasers, fumaça, entre outros, quando sincronizado com a narrativa do filme).
Está inovação foi sugerida pelo escritor-produtor Rusty Lemorande que é, portanto, por vezes referido como "O Pai de 4-D".
Captain EO fez pleno uso dos seus efeitos 3D.
A ação na tela estendida para o público, incluindo efeitos de laser, efeitos de fumaça, e starfields que encheram o teatro.
Esses efeitos resultaram em dezessete minutos de filme custando cerca de 30 milhões de dólares para produzir.
A versão de 2010 não inclui o laser e nem efeitos starfield.
Foi criado um making of, lançado junto com o filme, que continha cenas inéditas por trás das câmeras que ficou conhecido como Captain EO: Backstage. A peça foi produzida para a televisão pela MKD Productions e foi dirigida e organizada por
Muffett Kaufman e Whoopi Goldberg, simultaniamente .
Making of
O filme conta com duas músicas principais: "Another Part of Me", que foi remixada e lançada no álbum Bad (de 1987), e "We Are Here to Change the World" que só foi lançada oficialmente no álbum Michael Jackson: The Ultimate Collection (de 2004).
"Captain Eo" originalmente foi passado na Disneylândia 1986-1997. Ele foi trazido de volta para o início de fevereiro de 2010 em Tomorrowland. Abaixo estão alguns vídeos sobre a primeira apresentação oficial em 23 de fevereiro de 2010.
Captain EO na Disneylândia Tribute
Fontes:
http://www.michaeljacksontributeportrait.com/article.php?article_id=344 ehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Captain_EO
http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/