Michael usava luva para esconder as manchas de vitiligo que estavam surgindo na mão dele. A Karen Faye (maquiadora do MJ) afirmou isso.
Michael passava maquiagem na pele (maquiagem marrom para ficar da cor da pele dele) e usava a luva por cima.
Essa imagem aqui é de uma luva que MJ usou na turnê Victory,
em 1984:
(Reparem só na maquiagem que ficou na luva.)
O dermatologista de Michael, Arnold Klein, disse em uma entrevista que o vitiligo de Michael era muito ruim, difícil de ser tratado, e a decisão de ser branco não foi dele, simplesmente a doença foi o levando até onde ele chegou. Michael tomou remédios para acelerar o procedimento já que ele trabalhava com sua imagem, e ele querendo ou não, ficaria com 95% da pele branca, pois a doença se espalharia de qualquer maneira. Arnold disse que Michael teve perda da pigmentação da pele e manchas por todo o corpo, mas que em seu rosto e em suas mãos foi particularmente difícil de se tratar. Disse também que Michael era muito orgulhoso de sua herança negra, e acreditava que algum dos parentes de Michael, de fato, tinham Vitiligo.
Devemos considerar que na época em que Michael passou a ter a doença, não haviam tantos recursos, remédios e tecnologias para tratar disso.