Michael Jackson nunca deu um concerto na China continental, no entanto, visitou a cidade de Zhongshan em 23 de outubro de 1987 como um turista em férias em Hong Kong. Esta foi a única visita à China continental em sua vida.
Liu Guangzhi, nascido na cidade de Zhongshan e atualmente residindo nos Estados Unidos, foi o seu guia durante a visita de um dia. Graças ao seu bom domínio do Inglês, naquele dia de outubro foi atribuído a um grupo de turistas entre os quais estava Michael Jackson. Nessa altura, Liu tinha 23 anos.
“Ele veio para Zhongshan para ver como era a China”, diz Liu. “Jackson estava usando uma camisa verde-escuras, calças pretas e óculos escuros. Ele era gentil e tranquilo. Não foi até que eu tive a lista dos turistas e descobri que ele iriamos receber a Michael Jackson “, diz Liu entusiasmo até mesmo 22 anos após esse evento.
Liu Guangzhi (Douglas Liu) e Michael posam juntos em fotografias durante sua viagem à cidade de Zhongshan, Guangdong, em 23 de outubro de 1987.
“A lista incluia reservas para restaurantes e carros. Então eu percebi que ia chegar um superstar. Ainda tenho essa lista em muito bom estado. O nome de Michael Jackson é o primeiro. Na coluna “ocupação” pode se ler: "Negócios e shows".
“A maioria de seus fãs na China lamentavam por que nunca tiveram um show no continente.
No entanto, em 1987, pisou em solo chinês “, diz Liu.
Visita a o povo YONGMO , cidade deSanxiang
Era a manhã de um dia ensolarado, quando 12 turistas, incluindo Michael, chegou à estância aduaneira de Gongbei, de Hong Kong. Liu levou-os ao povo de Yongmo na cidade de Sanxiang (então vila de Cuiheng, Nanlang City) para apreciar a bela paisagem do lugar de nascimento de um grande homem: Dr. Sun Yat-sen, o pai da China moderna , o primeiro presidente da República da China e fundador do Kuomintang (Partido Nacionalista chinês).
Em 1987, embora não a China ainda era muito aberta à música pop estrangeira, um grande número de jovens em Zhongshan conhecia Michael Jackson através de seu álbum mais vendido, Thriller.
“Ele era muito simpático. Naquela época, foi cercado por um grande número de guarda-costas. Em Yongmo, muitos turistas estrangeiros e moradores locais o reconheceu e pediu -lhe fotografias e autógrafos."
Michael gastou apenas 40 minutos Yongmo . Ele estava obviamente interessado no lugar, que ainda não era modernizado. “Ele ficou fascinado com os campos de arroz, búfalos e patos nas lagoas. Ao longo da estrada, havia aldeias e fazendas. ” Liu observou que a simpatia e hospitalidade dos habitantes e seu estilo de vida simples, chamou a atenção de Jackson profundamente.
“Ele andou pelas ruas de pedras de Yongmo observando com grande interesse um menino envolto em panos. Ele disse ‘Olá’ para as crianças e tirou fotos com uma mulher idosa em frente à sua casa. Ele e seus companheiros fizeram um monte de fotos e vídeos das pessoas.
Jackson tirou uma foto com um grupo de crianças em Yongmo que aparece em sua autobiografia, Moonwalk.
É cercado por várias crianças e leva na face um sorriso tão doce que lhe faz parecer o “The King of Children”. Michael escreveu seus sentimentos ao pé de uma das fotos:
“Eu não posso resistir a bebês. China, 1987."
“Eu não posso resistir a bebês. China, 1987."
MUSEU DO DR. Sun Yat-Sen
No Spring Resort Zhongshan Hot. Um grande grupo de americanos viram ele lá e o reconheceram. Ele tirou fotos com ele muito animado. “Michael Jackson era vegetariano e pratos vegetarianos eram preparados para ele. Por outro lado, ele não parecia ser muito exigente com a comida."
Após o almoço, fomos para Cuiheng na cidade de Nanlang visitar o museu do Dr. Sun Yat-sen Memorial Middle School e Zhongshan. Sendo a atração principal da cidade, o museu e casas Cuiheng então era parada obrigatória para estrangeiros”, disse Liu.
Antes de ir para a China, Jackson não sabia a história de Sun Yat-sen escutou á Liu e gradualmente começou a entender o caminho revolucionário de Sun “No museu, ele mostrou grande interesse pela arquitetura chinesa. Ele me pediu para contar histórias sobre o Dr. Sun Yat-sen. Ele parecia admirá-lo muito e estava interessado em seus trajes.” Ele me perguntou sobre a origem dos desenhos do traje real e disse que mandou fazer um como aquele em Hong Kong para levá-lo para os Estados Unidos.
As sete horas que durou a visita foram concluídas rapidamente. Antes de sair, Jackson disse a Liu: “O cenário de Zhongshan é similar ao da Suíça. Tudo é verde!"
“Ficamos com boas recordações. Ele era muito quieto, mas também muito simpático e cumprimentou as crianças e tirou fotos com elas. Sua estadia foi tão curta que não tivemos oportunidade de discutir questões específicas em detalhes."
Liu se desculpa, mas ficou comovido com a atenção de Michael. “Quando ele voltou para Hong Kong, ele pediu para seu agente me enviar uma foto autografada.”
Junto com a foto de Liu, ele também enviou fotos das crianças e idosos em Yongmo. Liu enviou as fotos para seus respectivos donos. Até hoje, muitas dessas imagens permanecem nas casas da aldeia. “Temos uma lembrança maravilhosa de Michael!"
Em 1990, Liu foi para a América para ampliar os estudo e levou suas memórias com ele, incluindo a lista do turismo e as fotos tiradas na ocasião. Agora estão entre os seus pertences mais preciosos. “Embora ele tenha partido, eu sempre penso nele quando eu olho para essas fotos. É uma estrela extraordinária e permanecerá em nossos pensamentos.
Outras fotos deste dia