terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Michael visita e ora no túmulo de revolucionários na Romênia




Esta revolução foi uma série de tumultos e protestos que derrubaram o regime comunista de Nicolae Ceausescu. Os tumultos progressivamente violentos, culminaram em um julgamento apressado e na execução de Ceausescu e de sua esposa Elena. A revolução ocorreu enquanto outras nações do leste europeu faziam uma transição pacífica para a democracia; a Romênia foi o único país do Bloco do Leste a derrubar violentamente seu regime comunista.

Na manhã de 18 de dezembro de 1989 o centro de Timişoara estava protegido por soldados à paisana. O prefeito Mot convocou uma reunião de Partido para condenar o vandalismo dos dias anterioes e declarou lei marcial, proibindo que as pessoas saíssem em grupos maiores de duas pessoas. Apesar do perigo, um grupo de 30 rapazes se dirigiu à Catedral, onde pararam e agitaram uma bandeira da qual haviam removido o brasão comunista romeno. Sabendo que seriam alvejados, eles começaram a cantar "Desteaptă-te, române!", um antigo hino nacional que havia sido banido desde 1947. Eles foram, de fato, alvejados; alguns morreram e outros ficaram seriamente feridos.

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Romena_de_1989

Créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- SE COPIAR ALGO, DÊ OS CRÉDITOS -
Ola! Depois de comentar, peço só um favorzinho que não custa nada, recomendem no google, clicando no icone "+ 1". Peço que por favorr, façam isso, vão me ajudar bastante, XD!!
Há, e comentários do tipo: "Curti muito, segue o meu" não terão créditos. Não custa nada falar da postagem antes.
Se desejarem parceria ou que eu me torne membro, coloquem o link do blog ou site que eu visitarei com certeza. Mas por favor, retribuam. Façam o mesmo aq ok?
E respeitem MJ. Nada de gracinhas e grosserias, comentários assim serão apagados. Quem não gosta dele não visita blogs que falam dele. Bejos!! Obrigado aos que seguem aq e aos que me visitam! XD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...