quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia 25 de Junho, dia mundial do vitiligo - apoiem essa campanha!


25 De junho é uma data importante no calendário do vitiligo porque marca a data de passagem do pop star Michael Jackson, um sofredor de vitiligo de longa data.
Lee Thomas tem Vitiligo (viii) e diariamente exerce a missão de aumentar a consciência das pessoas ao redor do mundo que sofrem com a doença. 
Ele está lutando com pedido à Organização das Nações Unidas, para que o dia 25 de junho seja oficializado o Dia Mundial do Vitiligo. 
São necessárias 500.000 assinaturas. 
Vamos nos unir e fazer parte dessa luta. 
Apoio a petição para designar o dia 25 de junho como o dia mundial de Vitiligo e salvar milhões de pessoas em todo o mundo da perseguição e do isolamento social.


http://25june.org/ (nesse link você pode assinar a petição!)





Lee Thomas tem Vitiligo (viii) e diariamente exerce a missão de aumentar a consciência das pessoas ao redor do mundo que vivem com a doença. Ele mesmo produziu um documentário premiado sobre sua experiência.
Lee também publicou um livro intitulado, “Turning White: A Memoir of Change”. Você pode comprar o livro na Amazon, clicando neste link: http://www.amazon.com. 

No programa “The Nine” Fox 2′s, Lee, Kam e Jason falaram sobre a história de Michael Jackson. O artista mais famoso do mundo sofreu de uma doença chamada Vitiligo (viii). E mesmo depois de sua morte, ainda é uma das coisas mais mal compreendidas sobre o Rei do Pop. 

Vitiligo é uma doença de pele que rouba do corpo o pigmento. É a razão pela qual o homem mais famoso do planeta passou de negro para branco. E Michael Jackson não estava sozinho. Existe bem mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem com esta doença.

Ela afeta todas as nacionalidades, idades e sexos, em qualquer classe social. Pode-se encontrá-la nas escolas, hospitais, na televisão, filmes, arenas esportivas e igrejas, sendo que muitos encontraram a reclusão e o isolamento imposto pela sociedade. 

Vitiligo (viii) é uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, devido à destruição ou mau funcionamento dos melanócitos, células que produzem melanina. Ela está presente em todo o mundo em diferentes países, entre menos de 0,1% a mais de 8% da população em geral (1% nos Estados Unidos e na Europa), enquanto que em muitos casos não são relatados, devido à prática corrente da dermatologia. 

Embora a doença destrua as vidas de milhões de pessoas desde o primeiro registro da doença no mundo, ainda não há cura à vista. Poucas doenças dão origem a tanto medo e ódio como o Vitiligo (viii), especialmente em pessoas de pele escura. 

A doença não é contagiosa e nem tem ameaça de risco de vida, mas os pacientes muitas vezes não recebem o apoio do sistema de saúde nacional ou das companhias de seguros de qualquer natureza. 

O Dia Mundial do Vitiligo é uma iniciativa pública que visa à conscientização global sobre Vitiligo (viii). Seu objetivo ambicioso é levantar 500.000 assinaturas para que a Organização das Nações Unidas reconheça esta doença negligenciada e debilitante. 

A escolha deste dia especial, é um memória ao artista mais popular do mundo Michael Jackson, que sofria de Vitiligo (viii) desde 1986 até sua morte, ocorrida em 25 de junho de 2009. 

Lee Thomas tentou esconder o vitiligo. 


Lee Thomas, de 40 anos, é um apresentador de TV de uma afiliada local da Fox Broadcasting Company, nos Estados Unidos. O jornalista vem causando uma grande polêmica entre a comunidade negra americano. Thomas possui vitiligo, uma doença em que as células de pigmentação da pele são destruídas. Manchas brancas aparecem em diferentes partes do corpo, tecidos da boca, nariz e na retina. 

“Eu sou um homem negro virando branco na televisão e as pessoas podem ver isso”, declara o âncora e repórter de entretenimento. “Se você me assistir ao longo dos anos vai perceber que minhas mãos mudaram completamente do negro para o branco”, diz. 

“Não existe uma causa. Não existe uma cura, é tudo muito aleatório”, declara Thomas. “Eu posso ficar totalmente branco ou apenas parcialmente”. 

Lee agora precisa usar uma maquiagem preta para apresentar o programa jornalístico e há uma grande polêmica em torno de algumas de suas declarações. O jornalista já disse que se a doença continuar, vai ter que maquiar de branco, e por isso, foi alvo de reclamações de militantes do movimento negro. O mais curioso é que Thomas manteve segredo da doença de amigos e parentes por mais de 15 anos. 

Atualmente, o âncora Lee Thomas conversa abertamente sobre o vitiligo e como a doença afetou sua vida e carreira. Ele até mesmo escreveu um livro sobre essa experiência chamado Turning White: a Memoir of Change (Ficando Branco: Uma Memória de Mudança, em tradução literal). 

Entretanto, até novembro de 2005, Thomas escondia a doença, mas percebeu que ela estava ficando cada vez mais intensa. E o segredo foi descoberto durante uma reportagem, ao vivo, quando ele não conseguiu mais escondê-lo de uma criançada pré-escola. As mãos de duas tonalidades deixaram a garota assustada e ela começou a chorar. 

“Eu pensei que minha carreira estivesse acabada”, disse Thomas, que já foi ganhador do Emmy e que geralmente entrevista celebridades como Will Smith, Tom Cruise e Halle Berry. Ele se preparou para conversar com sua diretora do jornal e sair da televisão. 

Hoje, ele já superou o trauma inicial e usa uma combinação de cremes e maquiagens para cobrir o crescimento das manchas em sua pele, rosto, mãos e braços. Espectadores, colegas de trabalho e até mesmo seus parceiros no jogo de basquete nunca tinham percebido a desordem.







O vitiligo 
Poucas pessoas, exceto os médicos e aquelas que já tiveram a doença, já tinham ouvido o termo “vitiligo” até que Michael Jackson revelou no início da década de 1990 que a doença estava por trás da sua mudança de pele negra para branca:









(perna de Michael)



Aproximadamente 65 milhões de pessoas no mundo têm este tipo de desordem, sendo que 2 milhões vivem nos Estados Unidos. Não é algo fatal, mas os especialistas dizem que o vitiligo rouba a autoconfiança das pessoas, faz com que elas sejam desagradavelmente encaradas e ainda leva algumas a uma reclusão forçada. 

Compartilhe essa notícia com seus amigos e assine a petição. 

http://25june.org/ (nesse link você pode assinar a petição!) 
(Copie e cole esse link na barra de endereço
para abrir a página da petição) 

Vamos fazer a nossa parte! 



Fonte:
http://www.myfoxdetroit.com/story/18871413/world-vitiligo-day-2012-bonds-michael-jackson-with-fox-2s-lee-thomas 

http://newspressrelease.wordpress.com/2012/07/17/dia-mundial-do-vitiligo-em-homenagem-a-michael-jackson/#more-51308 

http://www.revistaafro.com.br/portal/gente/lee-thomas-tentou-esconder-o-vitiligo/ 

http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/ 

http://cantinhodomj.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- SE COPIAR ALGO, DÊ OS CRÉDITOS -
Ola! Depois de comentar, peço só um favorzinho que não custa nada, recomendem no google, clicando no icone "+ 1". Peço que por favorr, façam isso, vão me ajudar bastante, XD!!
Há, e comentários do tipo: "Curti muito, segue o meu" não terão créditos. Não custa nada falar da postagem antes.
Se desejarem parceria ou que eu me torne membro, coloquem o link do blog ou site que eu visitarei com certeza. Mas por favor, retribuam. Façam o mesmo aq ok?
E respeitem MJ. Nada de gracinhas e grosserias, comentários assim serão apagados. Quem não gosta dele não visita blogs que falam dele. Bejos!! Obrigado aos que seguem aq e aos que me visitam! XD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...