segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bruce Swedien, engenheiro de som, trabalhou em todos os álbuns solo de Michael. Autor do livro In the Studio with Michael Jackson



O novo livro enfoca os aspectos técnicos e criativos das produções de estúdio de Jackson e oferece mais de 100 fotos, incluindo muitos colaboradores de Jackson no trabalho em estúdio, assim como artistas e outros. Também tem fotos do estúdio e dos equipamentos utilizados pelas sessões de Jackson, além de dezenas de notas manuscritas do artista e outras nunca antes vistas.

"Eu imagino que haverá pessoas que vão dizer que sou um oportunista que escreveu um livro após a morte prematura de Michael, e eu não fiz" disse Swedien", "Eu tenho trabalhado no livro há vários anos, e é tudo sobre meu trabalho com Michael. A resposta tem sido incrível. Eu não tinha ideia de que havia muitas pessoas interessadas no que tínhamos feito, mas elas estão interessadas! Embora o livro estivesse em produção por muitos anos, nós não antecipamos seu lançamento, coincidiu com os últimos acontecimentos."

O livro faz parte de memórias episódicas, da referência técnica, e pinta um retrato vívido de Michael Jackson como artista. Eu não acho que as pessoas perceberam o quão grande era a parte musical dele. ''GRANDE'', é expressão suave, ele tinha paixão pela música. Eu tenho trabalhado com as principais forças na indústria da música e eu acho que Michael chegou ao topo, e eu achei que ficaria incompleto se não dissesse algo sobre isso em detalhes." 

Ele se recorda de como foi gravar Thriller: "Quando começamos a 'Thriller', o primeiro dia em Westlake [o estúdio em Santa Monica Boulevard, onde o álbum foi gravado], estávamos todos lá e Quincy [Jones, o produtor] andou em seguida por mim e pelo Michael e Rod Temperton e alguns das outras pessoas. Quincy se virou para nós e disse, 'OK pessoal, estamos aqui para salvar a indústria fonográfica. Agora que é uma responsabilidade muito grande -, mas ele quis dizer isso. E é por isso que os discos, e, especialmente, 'Thriller', tem o som tão incrível. A coisa básica é, todo mundo que estava envolvido deu 150 por cento... Quincy como um diretor de um filme e eu sou como um diretor de fotografia.

Eu tentei todos os tipos de coisas com Michael - por exemplo, ele iria cantar a parte vocal principal e então eu pedi-lhe para se afastar do microfone e fazê-lo uma terceira vez, o que realmente mudou a acústica da sala assim que deu voz de Michael, um personagem único... Nós gravamos alguns dos vocais de fundo na tenda do chuveiro em Westlake.

Quando nós estávamos gravando, Michael voltou para casa, ficou acordado a noite toda, e memorizou cada um dos demos. Ele nunca teve um pedaço de papel na frente dele. Você pode acreditar nisso? Eu não lembro de ter gravado Michael com a letra em frente a ele, ele sempre tinha as letras na memória, o que é bem interessante, e eu desafio as estrela pop de hoje a fazerem isso. Eu não penso que consigam. Michael fazia."








Fonte (parcial):
http://mjneverland.ptforuns.com/viewtopic.php?f=15&t=95

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...